Cine Arte UFF recebe Cineclube Sala Escura com sessões Brasil-Argentina
8/12/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)/Divulgação Centro de Artes
No dia 11 de dezembro, o Cine Arte UFF recebe o Cineclube Sala Escura para sessão dupla especial. Os filmes exibidos são o argentino “Sur” e o curta-metragem silencioso “Exemplo Regenerador”, de 1919, que terá acompanhamento musical ao vivo do pianista Cadu Pereira. A programação também conta com o lançamento do livro “Argentina-Brasil no cinema: diálogos”, organizado por Tunico Amâncio, professor do curso de Cinema e Vídeo da UFF e idealizador do cineclube.
O Cineclube Sala Escura é desenvolvido pelo Laboratório de Investigação Audiovisual, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro de Artes UFF, e traz para os alunos da universidade a oportunidade de assistir a clássicos do cinema e produções latino-americanas.
Realizado por José Medina, “Exemplo regenerador” narra a história de um homem que acredita ter sido traído por sua esposa. Convidado para fazer o acompanhamento do curta, Cadu Pereira é formado em Cinema e Vídeo na UFF e, desde 1987, é pianista de filmes silenciosos da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde também é pesquisador e programador de cinema. Já se apresentou em diversos teatros e centros culturais no Brasil e exterior, inclusive nos festivais de cinema de Paris e Toulouse.
Vencedor dos prêmios de Melhor Filme no Festival de Havana e de Melhor Diretor no Festival de Cannes de 1988, “Sur”, de Fernando Solanas, acompanha uma noite na vida de Floreal, ex-preso político que vaga pela Buenos Aires do fim da ditadura militar. Angustiado com o destino de seu país, de seus amigos e do seu casamento, Floreal é acompanhado em suas andanças pelo fantasma de um amigo, morto pelo regime.
A opção por unir um filme nacional e outro argentino em uma mesma sessão casa com o lançamento de “Argentina-Brasil no cinema: diálogos”. A coletânea de 16 capítulos traça um paralelo entre os dois países e busca fazer uma reflexão sobre a construção de suas identidades por meio do audiovisual. Autores de dois capítulos do livro, os professores da UFF Fabián Núñez e Hadija Chalupe estarão presentes no evento.