Novo reitor da UFF será empossado em 26 de novembro
18/11/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)
Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 18 de novembro, a nomeação do professor Sidney Luiz de Matos Mello para o cargo de reitor da Universidade Federal Fluminense, com mandato de quatro anos. O decreto foi assinado nesta segunda-feira, 17 de novembro, pelo vice-presidente Michel Temer, no exercício da Presidência da República. A posse no Ministério da Educação, em Brasília, foi realizada na quarta-feira, 19 de novembro.
--> Consulte o decreto no Diário Oficial da União de 18 de novembro, Seção 2, página 1.
A cerimônia de transmissão de cargo a Sidney Mello e ao vice-reitor eleito, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ocorrerá no dia 26 de novembro, às 18h, no Teatro da UFF, Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.
Com 63,35% dos votos válidos, a chapa de Sidney Mello foi a vencedora da consulta à comunidade universitária, realizada em abril deste ano. Os eleitos estarão à frente da universidade pelo quadriênio 2014-2018.
Sidney Mello e Antonio Claudio da Nóbrega também foram os escolhidos como primeiros colocados da lista tríplice dos conselhos Universitário, de Curadores e de Ensino e Pesquisa. A lista foi enviada ao Ministério da Educação.
Histórico acadêmico dos eleitos
Sidney Mello tem graduação em Geologia pela UFRJ, mestrado em Geologia pela UFRJ e doutorado em Geofísica Marinha pela Schoolof Earth Sciences/Universityof Leeds, Inglaterra. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade da Bretanha Ocidental, França, onde também foi pesquisador-visitante. Possui liderança reconhecida em sua área do conhecimento, em nível nacional e internacional, sendo membro ativo do comitê-executivo da Capes para a pesquisa, a partir da perfuração dos oceanos. Na UFF, chefiou o Departamento de Geologia e dirigiu o Instituto de Geociências, tendo sido pró-reitor de Graduação e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. No quadriênio de 2010-2014, foi vice-reitor da UFF. Em setembro, foi eleito para a cadeira nº 17 da Academia Brasileira de Educação.
Antonio Claudio da Nóbrega tem graduação em Medicina pela UFF, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências pela UFRJ, com estágio-sanduíche/ResearchFellowship na Universityof Texas Southwestern Medical Center at Dallas, sob a supervisão do Dr. Jere H. Mitchell. Possui título de especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e em Cardiologia, tendo participado das equipes médicas de controle antidoping de diversas competições nacionais e internacionais como os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. Atuou como coordenador do projeto de implantação da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. É referência acadêmica na área de fisiologia do exercício e foi bolsista 1B do CNPq, além de Cientista do Nosso Estado da Faperj, onde também é um dos coordenadores da área de saúde. Foi chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico, coordenador da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF.