Primeira sessão do projeto Ciranda de Cineclubes ocorrerá no dia 3 de setembro
29/8/2014
Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo)
O projeto de extensão Ciranda de Cineclubes convidará mensalmente um cineclube do Estado do Rio de Janeiro para realizar uma sessão na UFF. O Cineolho é o convidado da primeira sessão, que será realizada no dia 3 de setembro. Após a sessão, os cineclubistas apresentarão histórico de seu cineclube e de sua metodologia de trabalho, que serão debatidos com o público. O encontro será na Sala InterArtes do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs), Rua Lara Vilela, 126, São Domingos, Niterói.
O Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade (Grecos) é responsável pela execução do projeto de extensão. A parceria entre os cursos de graduação em Estudos de Mídia e em Cinema e Audiovisual, a Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades e o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic) visa ampliar o alcance em formação em cineclubismo e posteriormente auxiliar na criação de um cineclube no colégio, atrelado às disciplinas do eixo da Sociologia. A proposta é ajudar a consolidar, tanto na UFF, quanto em Niterói, cineclubes emergentes.
As sessões mensais ocorrerão sempre em quartas-feiras, às 18h. Serão oito sessões no total, quatro no segundo semestre de 2014 e quatro no primeiro semestre de 2015. Para a sessão de 8 de outubro, o convidado é o Cineclube Paraíso, de São Gonçalo. O encontro será no auditório dos programas de pós-graduação do Iacs, Rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói.
Os próximos convidados ainda serão confirmados. As sessões são gratuitas e abertas ao público. São conferidos dois tipos de certificados: um por sessão, no mesmo dia, pelo Grecos, e outro de participação em curso de Formação em Cineclubismo, ao fim das oito sessões, emitido pelo Grecos e pela UFF. O projeto parte do princípio de que os cineclubes constituem ferramenta importante de debate, formação crítica de recepção e consolidação de cidadania participativa, sendo relevante instrumento comunicacional na disputa cultural pela construção social da realidade.
A Ciranda de Cineclubes é coordenada pelas professoras Ana Lucia Enne e Marina Tedesco, dos departamentos de Estudos de Culturais e Mídia e de Cinema e Vídeo, respectivamente, e pela professora do Iepic Lídice Guerreiro.
Outras informações em
http://anaenne.wix.com/cirandadecineclubes.