Estudantes da UFF realizam levantamento sobre mercado editorial em Niterói
11/2/2014
Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Você sabe quantas livrarias, gráficas, editoras e sebos existem na sua cidade? Alunos do curso de Arquivologia e Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense buscaram as respostas. Com a orientação do professor do Departamento de Ciência da Informação Joaci Pereira Furtado, na disciplina Indústria Editorial do Livro, os estudantes realizaram levantamento sobre a produção e comercialização de livros em Niterói.

Divididos em cinco grupos conforme as zonas geográficas da cidade (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste), 32 alunos pesquisaram todas as etapas do mercado de livros. O levantamento traz surpresas como a existência de mais editoras niteroienses do que se supõe, 22 ao todo, e que templos religiosos, sobretudo igrejas evangélicas e centros espíritas, são importantes pontos de venda.

Segundo Pereira, o intuito da atividade foi levar os alunos para contato direto com a indústria do livro e ter noção das três etapas que caracterizam o negócio: edição, impressão e comercialização. A pesquisa mapeou com precisão diversos pontos de venda, desde livrarias convencionais, sebos, comércio informal até estabelecimentos onde os livros são apenas um dentre outros tantos itens comercializados.

"O levantamento não se limitou somente a contar quantas livrarias, gráficas e editoras Niterói tem, mas traçou o perfil dos estabelecimentos para ter uma noção do consumo de livros na cidade", explicou o professor.
Ciente da importância do material pesquisado, Pereira pretende disponibilizar os dados para a população por meio de uma página ou site de órgão público municipal ou da UFF.