Proppi e STI lançam Sistema Acadêmico de Pós-Graduação para Lato Sensu
10/10/2013
Frederico Canequela
Diminuir a necessidade de papéis para desburocratizar os serviços acadêmicos, fornecer um banco de dados que permita a informação em tempo real do funcionamento das pós-graduações e oferecer serviços acadêmicos para as coordenações e alunos. Estes são os principais objetivos da criação digital do Sistema Acadêmico de Pós-Graduação para Lato Sensu (SisPós), apresentado nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, no Auditório Milton Santos do Instituto de Geociências, no Campus da Praia Vermelha.
Na cerimônia, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Antonio Claudio da Nóbrega afirmou que o sistema "vai permitir efetuar diagnósticos e relatórios estatísticos, como, por exemplo, números de alunos, números de programas ativos, editais abertos. Também irá oferecer alguns serviços ligados ao Iduff – banco de dados de identificação global –, permitindo a emissão de declarações on-line e de carteirinhas digitais para todos os alunos de especialização". Nóbrega define o SisPós como um sistema que, ao digitalizar, desburocratiza.
O coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Thiago Diogo, fez a apresentação do sistema e da carteirinha UFF. Além de servir de identificação, a carteirinha ainda pode ser usada como bilhete único, para acesso a bibliotecas e ao restaurante universitário, e também como cartão de crédito. Segundo ele, os sistemas informatizados são fundamentais para o bom funcionamento da área administrativa e acadêmica da universidade.
Depois da apresentação do SisPós, o pró-reitor da Proppi fez a entrega da primeira carteirinha UFF para uma aluna da pós-graduação. Em seguida, durante a ação digital, os alunos realizaram cadastro no Iduff e receberam auxílio no uso de algumas funcionalidades do portal. O aluno da pós-graduação lato sensu que desejar já pode fazer o pedido de sua carteirinha em
www.sistemas.uff.br/sispos.
Também estiveram presentes no lançamento o coordenador e a subcoordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu, Roberto Kant e Mônica Garelli.