Brasão da UFF será escolhido pelo Conselho Universitário
25/11/2008

Foi completada nesta terça-feira, 25, mais uma fase do Projeto Heráldico da UFF para criação do brasão e de outros símbolos para a universidade.

O projeto, coordenado pelo Serviço de Relações Públicas e Cerimonial do Núcleo de Comunicação Social (Nucs), reuniu ex-reitores, ex-vice-reitores, professores e funcionários que, na ocasião, participaram da escolha de cinco modelos de brasão.

Foram apresentadas 13 propostas pelo professor Marcílio Reinaux, heraldista e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os cinco selecionados serão submetidos à apreciação do Conselho Universitário, que deverá escolher o brasão definitivo da UFF.

A importância do projeto foi defendida pelo professor Jorge Loretti, ao enfatizar que todas as civilizações se eternizaram por meio de símbolos. O ex-reitor Cícero Rodrigues elogiou o trabalho do professor Reinaux e parabenizou a universidade por estar concretizando um antigo desejo de outras gestões.

O professor emérito da UFF Rosalvo do Valle apresentou frases como sugestões para a divisa, em latim, que estará inserida no brasão. Por melhor refletir a essência da universidade, a escolhida foi "Discere, docere, seminare" (Aprender, ensinar, semear).





Rosane Fernandes

Professor Marcílio Reinaux em sua apresentação


Professores Joaquim Lemos, Delba Lemos, José Raymundo Romêo e Hildiberto Cavalcanti Júnior


Professores Manoel de Almeida, Rosalvo do Valle, Cícero Rodrigues e Jorge Loretti