Orquestra de Cordas da Grota apresenta-se no Teatro da UFF dia 7 de abril
2/4/2008

A Orquestra de Cordas da Grota, sob a regência do maestro Nayran Pessanha, abre a série "Cordas tangidas e dedilhadas", no Teatro da UFF - Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói -, na próxima segunda-feira, 7 de abril, às 19 horas. A série é promovida pela Divisão de Música do Centro de Artes UFF, no Projeto Segundas Eruditas.

Resultado de um projeto que tem por princípio básico iniciar crianças e jovens da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, no mundo da música e do trabalho, a orquestra propõe a intervenção sociocultural na vida dos jovens através da música, valorizando a arte e a estética como forma de expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades.

Em sua trajetória, a Orquestra de Cordas da Grota tem se apresentado com regularidade em escolas, salas de concerto, teatros e igrejas do Rio, Niterói e São Gonçalo, além de participar de festivais de música, como aconteceu nos anos de 1998 e 1999, quando integrou o Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora (MG), e em 2000 o do Curso de Férias do Museu Villa-Lobos, onde um grupo de seis alunos foi contemplado com bolsa de estudos da Videofilmes, por um período de três anos.

No ano seguinte, a Orquestra realizou uma turnê pelo norte de Portugal e, em fevereiro de 2006, a Arte-TV, uma emissora franco-germânica, gravou um documentário sobre a Orquestra, que foi ao ar em emissoras de TV européias. Ainda em 2006, a orquestra participou do "Annual Gala", promovido pela Brazil Foundation em Nova York e, em dezembro do mesmo ano, ganhou o prêmio Cultura Nota 10, organizado pelo Governo do Estado do Rio, ficando entre os cinco finalistas.

A Orquestra de Cordas da Grota também gravou CD, com patrocínio da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), que traz peças do período barroco (Telemann, Bach, Vivaldi e Händel), clássico (Haydn) assim como composições da música popular brasileira, de Zequinha de Abreu, Angelino de Oliveira e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Para o trabalho desenvolvido na comunidade, vários músicos profissionais são convidados a ensinar o que sabem aos jovens carentes. Um desses músicos é Nayran Pessanha, integrante, no naipe de viola, da Orquestra Sinfônica Brasileira e do Quarteto de Cordas da UFF. Nayran, que também é regente, selecionou 15 dos melhores e mais promissores jovens da Orquestra de Cordas da Grota (que se apresenta normalmente até com 40 integrantes), para interpretar o repertório escolhido para a apresentação no Teatro da UFF, na série "Cordas tangidas e dedilhadas".

O repertório mescla o barroco (Haendel) com o moderno (Bela Bartok), passando pelo contemporâneo português João Pedreira e homenageando os 80 anos de vida do brasileiro Ernani Aguiar.

Ingressos: R$ 10,00 (com meia-entrada para estudantes, servidores da UFF e maiores de 60 anos).

Outras informações pelos telefones (21) 2629-5030 e 2629-5008 (bilheteria a partir das 17 horas) ou no site www.centrodeartes.uff.br.

 

 




Divulgação

Orquestra de Cordas da Grota