Sistema idUFF permitirá identificação unificada de alunos. Primeira aplicação será em bibliotecas
10/8/2007

Um sistema com o objetivo de facilitar a vida acadêmica do estudante foi criado pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proac), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O idUFF foi apresentado no dia 2 de agosto em cerimônia na Biblioteca Central do Gragoatá.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello, "o idUFF tem como principal funcionalidade permitir a autenticação e autorização dos usuários dos sistemas da universidade de forma simples e unificada, evitando-se redundâncias nas informações".

Inicialmente, será lançado o módulo do idUFF voltado para o apoio às bibliotecas, que permitirá a atualização contínua dos dados cadastrais dos estudantes, incluindo o registro de foto no banco de dados do sistema acadêmico do NTI.

O projeto piloto será implantado na biblioteca da Faculdade de Economia, para que se possa medir o desempenho do novo sistema. A partir deste piloto a Proac poderá iniciar o processo de aquisição dos equipamentos necessários à implantação do projeto em todas as bibliotecas da universidade.

Segundo o analista de sistemas Thiago Diogo, do núcleo de tecnologia da Proac, "a partir da implantação do idUFF, as bibliotecas poderão consultar, em tempo real, a situação cadastral do estudante no banco de dados acadêmico da universidade, dando maior confiabilidade e segurança ao serviço".